RSS Bom Princípio - RS Notícias de Bom Princípio/RS Wed, 27 May 2020 21:31:48 -0300 Wed, 27 May 2020 21:31:48 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://bomprincipio.rs.leg.br/rss Legislativo terá sessão extraordinária nesta quarta Mon, 25 May 2020 13:59:16 -0300 https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1153/?legislativo-tera-sessao-extraordinaria-nesta-quarta.html https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1153/?legislativo-tera-sessao-extraordinaria-nesta-quarta.html
De acordo com a Lei Orgânica Municipal a realização de uma sessão extraordinária atende solicitação expressa do senhor prefeito municipal.

"Por se tratar de um projeto importante e que irá gerar emprego e renda para a comunidade de Bom Princípio julgamos importante tal votação e chamamos os vereadores para a sessão desta quarta", destacou o presidente Reges Junges.

De acordo com o presidente a sessão será as 18h com transmissão pela página do Facebook da Câmara.

Confira o Projeto de Lei 014/2020, na integra, clicando no link: https://bomprincipio.rs.leg.br/uploads/materia/20542/Projeto_de_Lei_n_014___CONCEDE_INCENTIVOS_A_EMPRESA_K1_MED_INDSTRIA_DO_BRASIL_LTDA_E_D_OUTRAS_PR.pdf]]>
NOTA DE PESAR – Falecimento do pai do vereador Adriano Artus Thu, 21 May 2020 13:27:36 -0300 https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1152/?nota-de-pesar--falecimento-do-pai-do-vereador-adriano-artus.html https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1152/?nota-de-pesar--falecimento-do-pai-do-vereador-adriano-artus.html A Câmara Municipal de Bom Princípio comunica, com pesar, o falecimento do senhor José Remo Artus, pai do vereador Adriano Artus ( PROGRESSISTA).

Através da sua Mesa Diretora e dos demais vereadores e funcionários, a Câmara manifesta sentimentos de pêsames e solidariedade ao vereador, aos demais familiares e amigos.

José Remo Artus nasceu em 03 de março de 1959, foi suplente legislativo sendo um grande apoiador das causas em favor do município de Bom Princípio. Ele, que vinha atuando como chefe de obras na atual administração municipal veio a falecer na manhã de hoje, 21 de maio.

A morte decorrente de parada cardíaca, aos 61 anos, tomou a todos de surpresa e pesar.

Conforme informações prévias, Remo passou por um procedimento cirúrgico no sábado, sendo transferido para Bom Princípio, tendo na manhã de hoje um mau súbito, vindo a óbito.

Rotineiramente participava das sessões da Câmara de Vereadores, sendo um grande apoiador do filho e dos seus amigos que, assim como ele, acreditavam no desenvolvimento de Bom Princípio.

O velório irá ocorrer  a partir das 17h na Sociedade Bom Progresso e o sepultamento será nesta sexta-feira, ás 10h, no cemitério de Santa Teresinha.

]]>
Instituição do Troco Solidário é proposto na Câmara Tue, 19 May 2020 17:29:09 -0300 https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1151/?instituicao-do-troco-solidario-e-proposto-na-camara.html https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1151/?instituicao-do-troco-solidario-e-proposto-na-camara.html Nominado como Troco Solidário, o projeto visa a doação de moedas que seja trocados de compras. Essas serão colocadas em cofrinhos e juntadas, de modo que cada semana seja possível arrecadar um bom valor.
De acordo com o presidente da casa Reges Junges, proponente do projeto, uma moeda pode parecer pouco para quem a doa, mas no somatório, em favor da comunidade, acaba representando muito. “Esse é um trabalho de formiguinha e que pode ajudar muita gente”, argumentou o presidente da casa.
Todos os vereadores destacaram a proposição, que ainda voltará para segunda votação depois de passar pelas comissões legislativas, sendo aprovado facilmente em primeira instância. “Somos seres solidários e assim deveríamos ser sempre, ajudando uns aos outros”, pontuou o presidente.
De acordo com rápidas contas do vereador Dárcio Antonio Schneider (CIDADANIA), se apenas 3 mil pessoas fizerem doações semanais de cinquenta centavos (o que seria 1/5 da população) se chega a doações de R$ 1,5 mil ou até mais. E isso já possibilita ajudar várias famílias que tenham necessidade de apoio.]]>
Câmara Municipal aprova Moção de apelo aos deputados por causa da estiagem Wed, 06 May 2020 09:15:29 -0300 https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1150/?camara-municipal--aprova-mocao-de-apelo-aos-deputados-por-causa-da-estiagem.html https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1150/?camara-municipal--aprova-mocao-de-apelo-aos-deputados-por-causa-da-estiagem.html Foi posta em discussão e votação na Câmara de vereadores o Projeto de Moção, de autoria do Vereador presidente Reges Junges (PSDB), a ser enviada aos poderes constituídos do Rio Grande do Sul (Assembleia Legislativa e Palácio Piratini). A mesma solicita apoio ao pleito de Bom Princípio para que seja aprovada a situação de emergência por conta da estiagem.  Os vereadores aprovaram de maneira unânime a moção lembrando as grandes perdas por conta da seca e clamando para que os deputados possam buscar uma solução para os municípios. O vereador Adriano Artus (PROGRESSISTA) destacou que “quem vive da agricultura sabe, melhor que ninguém, do drama da estiagem. Pedimos apoio dos deputados para aprovação de nosso decreto. Nós buscamos maneira de ajudar os produtores que têm imensas perdas.” O vereador José Luis Liell (MDB) falou que “Não se trata de uma questão partidária. Todos estamos perdendo muito e unidos podemos conseguir êxito. Parabenizo ao presidente Reges Junges (PSDB) pela iniciativa, pois os nossos agricultores precisam de ajuda”. “Somos todos parte da Terra do Moranguinho e assim nos sensibilizamos com nossos agricultores. Pedimos por chuva e pela aprovação de nosso decreto”, finalizou o presidente da Casa, vereador Reges Junges (PSDB).

Câmara Municipal faz minuto de silêncio por falecimento de ex-vereador

De pé. Em silêncio e depois aplaudindo, os vereadores de Bom Princípio prestaram homenagem a Linário Victor Pedrotti, falecido no dia 28 de abril.  Vereador da primeira legislatura e ex-secretário municipal, Pedrotti havia recebido o título de cidadão bom-principiense na casa legislativa e, no ano passado, tinha sido homenageado por fazer parte da primeira legislatura. De acordo com o presidente da casa, Reges Junges (PSDB), o momento de reconhecer os atos de uma pessoa é em vida. “As obras e o nome da pessoa fica para posteridade quando nominamos uma rua ou uma praça, mas quando a pessoa recebe esta homenagem em vida, certamente, damos um valor ainda maior a quem tanto faz pelo progresso de um município”, mencionou o presidente.

Educação

O vereador Dárcio Antonio Schneider (CIDADANIA) destacou a gradual e a adesão da comunidade ao uso máscaras. “Não basta o decreto sem ser cumprido. Fiscalizemos e cuidemos uns dos outros”, mencionou. Também o vereador Dárcio verbalizou que “há alguns meses pensávamos no futuro e o uso dos celulares em sala de aula e agora vemos a tecnologia como única alternativa. Não era a pandemia uma opção para que as novas tecnologias se tornassem quase obrigatória, mas é assim que se apresenta a nova realidade. Que nos sirva de lição para em tempos próximos usar de todas as tecnologias a nosso favor”.

Resolução da Mesa Diretora

A Mesa diretora da Câmara Municipal no uso de suas atribuições determina que as Sessões Plenárias Ordinárias da Câmara de Vereadores de Bom Principio, neste período de pandemia, será quinzenal, a partir de 04 de maio de 2020.

]]>
Nota de Pesar pelo falecimento do ex-vereador Linário Pedrotti Tue, 28 Apr 2020 13:46:34 -0300 https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1149/?nota-de-pesar-pelo-falecimento-do-ex-vereador-linario-pedrotti.html https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1149/?nota-de-pesar-pelo-falecimento-do-ex-vereador-linario-pedrotti.html Vereador da primeira legislatura, Pedrotti foi um dos homenageados em 2019, sendo pessoa destaca na comunidade.

Cidadão bom-principiense, por proposição do então vereador André Kercher, Linário Victor Pedrotti foi um daqueles personagens que entram para a história por suas obras.

Casado com Zita Rauber e morador de Bom Princípio há várias décadas, Pedrotti lutou pela emancipação da pequena comunidade, fazendo jus à fama de trabalhador. Atuava junto ao DAER e cuidava como poucos das vias. Morava de maneira humilde ao lado do Rio Caí, tendo no galpão ao lado os materiais que faziam parte do seu cotidiano. Cuidava do que era do DAER como se fosse seu. Mas melhor do que isso cuidava somente dos seus quatro filhos: Clairton, Edson, Cristina e Ângelo (Kiko).

Foi vereador na primeira legislatura de Bom Princípio e também por isso recebeu homenagem em 2019, numa proposição da mesa diretora então presidida por João Augusto Rodrigues da Silva.
Pedrotti veio a falecer nesta terça os atos de despedida serão na funerária Hartmann, entre as 18h e 20h, restritos aos familiares e amigos mais próximos.

Pedrotti, que também atuou como massoterapeuta e dono de comércio, se desdobrava na busca de recursos para dar vida digna à família e estudo aos filhos. Era um homem de muito bom humor, sendo um “gringo em terra de alemão”. Amava de maneira incondicional o seu município onde também foi secretário municipal.

Sua partida será sentida por todos ficando às gerações futuras seus ensinamentos.


]]>
Parecer jurídico aponta inconstitucionalidade de projeto de lei Wed, 15 Apr 2020 11:00:04 -0300 https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1148/?parecer-juridico-aponta-inconstitucionalidade-de-projeto-de-lei.html https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1148/?parecer-juridico-aponta-inconstitucionalidade-de-projeto-de-lei.html A doação de valores em favor de uma causa nobre é permitida a qualquer cidadão, seja ele ligado ao serviço público ou a área privada, contudo, a imposição de um repasse de valor por lei municipal, como foi proposto pelo vereador Fábio Juwer, através do projeto de Lei 006/2020, deve seguir a Constituição Federal que é a regulamentação máxima do Brasil.

Avaliando as proposições do vereador e a Constituição Federal, a assessoria jurídica da Câmara de Vereadores emitiu, na manhã desta quarta-feira, um parecer referente ao assunto. Foi apontada a inconstitucionalidade em sete diferentes artigos da Constituição.

O parecer aponta também que o projeto incorre em irregularidade quanto a Lei 9.504/1997, sendo enquadrado como crime eleitoral.

Assim com cuidados legais e preservação da imagem da Câmara de Vereadores e do vereador proponente, de modo que não sofram penalização eleitoral ou até ir contra a Constituição Federal.

Confira, na íntegra o parecer jurídico no link: https://drive.google.com/file/d/14Iqa8Et8bqlQTXKxRuNq_A0sGEDE90Z4/view?usp=sharing

]]>
Sessões são suspensas por tempo indeterminado Tue, 07 Apr 2020 09:05:54 -0300 https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1147/?sessoes-sao-suspensas-por-tempo-indeterminado.html https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1147/?sessoes-sao-suspensas-por-tempo-indeterminado.html Em caso de necessidade de votação, os vereadores serão convocados.]]> Vereadores aprovam moção para que o dinheiro das eleição vá à saúde Tue, 07 Apr 2020 07:50:18 -0300 https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1146/?vereadores-aprovam-mocao-para-que-o-dinheiro-das-eleicao-va-a-saude.html https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1146/?vereadores-aprovam-mocao-para-que-o-dinheiro-das-eleicao-va-a-saude.html Ainda que os vereadores de Bom Princípio sejam todos filiados a partidos, que em teoria recebem recursos para as eleições (mas que não chega aos pequenos municípios como é o caso de Bom Princípio), eles fizeram e aprovaram, com ênfase, moção de apoio ao projeto que visa retirar recursos do orçamento destinado à eleição para enviar à saúde.

De maneira enfática, os vereadores defenderam a moção que será encaminhada ao Presidente da República, Presidente do Senador Federal, Presidente da Câmara dos Deputados do Brasil e Presidente do Supremo Tribunal Federal.

O presidente da câmara de vereadores de Bom Princípio, Reges Junges, falando em nome dos demais proponentes (no caso a mesa diretora) foi bastante enfático.

“Estamos vivendo uma cenário de guerra em nosso país. Estou falando de uma guerra na área da saúde, não das ideologias vazias e partidárias que agora se apresentam. Aqui não venho me posicionar partidariamente, mas sim, em favor da sociedade. Desta forma, nós como câmara votamos moção para que os recursos do Fundo Eleitoral, que são elevadíssimos, sejam destinados à saúde.

Isso poderá significar a não realização de uma eleição. Pois bem, acho prudente manter as eleições pois os atuais mandatários foram eleitos para quatro anos, mas se assim for decidido de mudar a data da eleição, não serei eu a julgar de maneira contrária. Vivemos em uma sociedade democrática, mas, antes de sermos uma democracia, um sistema de governo, somos uma nação, e temos obrigação de pensar na saúde do povo. Qual é o sentido de investir bilhões de reais em eleições se as pessoas correm risco de morte?

É primordial que o dinheiro das eleições seja destinado para a saúde. Depois se vê como bancar as eleições, até porque, em municípios como o nosso, não se vê recursos partidários para apoiar aos candidatos.

Feito numa casa, onde se tem uma reserva financeira para fazer uma reforma, também podemos pensar no país. Do que adianta reformar um quarto se não atendemos um filho que está doente? Dessa forma, é fundamental cuidarmos de pessoas.

Primeiro vamos direcionar o dinheiro para onde é mais importante. Cuidemos das pessoas, indiferente da cor, do credo ou do partido. Somos brasileiros, acima de tudo”, argumentou em sua fala.

O orçamento federal prevê o repasse de R$ 2 bilhões para uso dos partidos na campanha eleitoral, que está prevista para outubro e poderá mudar de data por conta da pandemia mundial. A realização da eleição está sendo questionada em todas as esferas do poder, até porque, não há sentido realizar um pleito se o povo carece de saúde e investimento nesta área. A decisão quanto às eleições cabe às esferas superiores, em Brasília.

]]>
Vereadores mostram preocupação com a pandemia Tue, 31 Mar 2020 11:05:11 -0300 https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1145/?vereadores-mostram-preocupacao-com-a-pandemia.html https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1145/?vereadores-mostram-preocupacao-com-a-pandemia.html Não há assunto mais atual em todo o mundo nos dias de hoje do que a pandemia do Coronavírus, assim, no legislativo de Bom Princípio o assunto deveria ser abordado. E de fato foi enfatizado, tanto no grande expediente quanto nas explanações pessoais, na Sessão Ordinária do dia 30 de março de 2020.

Vice-presidente da mesa diretora, Dárcio Antônio Schneider (CIDADANIA), pediu para fazer uso da tribuna falando por vários minutos sobre as questões de saúde pública e da falta de conhecimento de muitas pessoas sobre a realidade do doença no mundo. “Muitas pessoas ainda acham que a gravidade é menor, prova disso é que nesta segunda as pessoas foram às ruas, indo e vindo, como se não houvesse nada”, citou o vereador.

Dárcio que citou a questão econômica e várias empresas que abriram suas portas na segunda-feira, tendo embasamento legal com o decreto do prefeito (e seguido por quase todos os municípios do vale do Caí), lembrando que aquele que não é assalariado e depende do serviço do dia a dia para se manter. Mas lembrou que essas pessoas – dentre as quais ele próprio – estão expostas ao Covid-19. “Ninguém pode criticar a decisão do executivo, pois há os dois lados da moeda. O trabalho é necessário e a precaução da saúde ainda mais”, mencionou Dárcio, recobrando a manutenção dos trabalhos da saúde (que segundo ele são muito bons) e prevendo dias complicados para abril, por conta do avanço da pandemia no território brasileiro.

Os vereadores Luizinho Liell, Daniel Martiny Gossler, João Augusto Rodrigues da Silva, Fábio Juwer e o presidente Reges Junges também fizeram menções à doença e o seu avanço.

“Julgo prudente permitir que as pessoas trabalhem, mas da mesma forma, todos devem ser responsáveis, cuidando para não ser alvo desta doença, este tal Covid-19, que assusta tanto. Temos uma realidade diferente da Europa, onde as pessoas tem aporte do governo federal e ainda conseguem se manter em casa pois tem a sua comida garantida. Aqui tudo é diferente. E temos que adaptar a nossa lei à nossa realidade. Como disse o vice-presidente da república, não é 8 nem 80. Temos que encontrar um meio termo. Os que precisam trabalhar para que não desfalquem a mesa de suas casas, que o façam. Mas, aqueles que são do grupo de risco, por favor, fiquem em casa. Por favor e amor aos seus familiares, cuidem-se. Quem não precisar ir às ruas, não o faça. Obedeça as recomendações e tome todos os cuidados possíveis. Já que os que forem trabalhar, evitem contato com as pessoas que estão em casa e são dos grupos de risco. Façamos o que é o necessário para manter nossa economia e, acima de tudo, nossa saúde”, apontou o presidente da casa no encerramento da sessão.

]]>
Câmara paralisa sessões por tempo indeterminado Sun, 22 Mar 2020 18:47:09 -0300 https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1144/?camara-paralisa-sessoes-por-tempo-indeterminado.html https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1144/?camara-paralisa-sessoes-por-tempo-indeterminado.html Em reunião dos vereadores da Mesa Diretora da Câmara Municipal, neste domingo (22), decidiram suspender as sessões plenárias, devido ao avanço do Covid-19.  Essa medida é por conta da pandemia de Coronavírus e indo de encontro as medidas tomadas também pela esfera pública de Bom Princípio, ficam canceladas, por tempo indeterminado, as sessões legislativas da câmara de vereadores do município. Em caso excepcional necessidade serão realizadas sessões Extraordinárias, todavia, mantém-se a prerrogativa de que, se realizadas, o sejam sem a presença de público.

“Toda medida que resulte em segurança sanitária tem nossa aprovação”, disse o vereador Dárcio Antônio Schneider que é vice-presidente da Câmara.

De acordo com o diretor da Casa Legislativa, Robson Ferreira Guimarães, no momento é necessário pensar na saúde dos servidores, terceirizados e vereadores. “É uma ação preventiva, queremos contribuir com a nossa cidade. Sabemos que não temos casos confirmados no município, mas queremos respeitar o decreto do estado e do município”, disse.

"Todos devemos cumprir com a nossa parte, sendo responsáveis pelos cuidados com a saúde. O momento é de apreensão, assim, fiquemos em nossas casas e voltando o olhar e a atenção à saúde pública", citou o presidente Reges Junges, lembrando a Sessão Ordinária do dia 23 de março está mantida devido a Projetos que necessitam de apreciação da casa .

Os contatos com a câmara poderão ser feitos através do telefone/whatsapp 051 99712-7427, além dos meios virtuais, como as páginas de internet da casa legislativa.

]]>