RSS Bom Princípio - RS Notícias de Bom Princípio/RS Thu, 19 Sep 2019 01:09:48 -0300 Thu, 19 Sep 2019 01:09:48 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.11 (http://framework.zend.com) https://bomprincipio.rs.leg.br/rss Contas do prefeito são aprovadas por todos os vereadores Tue, 17 Sep 2019 15:42:23 -0300 https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1124/?contas-do-prefeito-sao-aprovadas-por-todos-os-vereadores.html https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1124/?contas-do-prefeito-sao-aprovadas-por-todos-os-vereadores.html

Entrou em pauta na noite de segunda (16/09) a votação das contas do primeiro ano de mandato da administração Fábio Persch (PSDB) e João Guilherme Weschenfelder (PTB).

Com a provação de todos os vereadores, ainda que houvesse alguns questionamentos, as contas do prefeito e do vice, referente ao ano de 2017, foram aprovadas, atendendo a orientação do Tribunal de Contas do Estado que o fez da mesma maneira.

A votação foi unânime. O prefeito Fábio Persch (PSDB) acompanhou pessoalmente a votação na plateia.




]]>
Vereador Dárcio pede novo estudo sobre o alvará Tue, 17 Sep 2019 15:14:32 -0300 https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1123/?vereador-darcio-pede-novo-estudo-sobre-o-alvara.html https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1123/?vereador-darcio-pede-novo-estudo-sobre-o-alvara.html Ao fazer uso da tribuna, na noite de segunda, o vereador Dárcio Antônio Schneider apresentou a sua preocupação com questão tributária do município, sob a alegação de que o pagamento do Alvará pelos pequenos empreendedores pode ser motivo de revisão.

Segundo a alegação do vereador, quem instala a sua empresa no meio do ano, por exemplo, paga o mesmo valor de alvará que aquele que usa dele um ano todo. “Os custos, ainda que pareçam pequenos, para uma micro ou nano empresa somam muito”, frisou Dárcio pedindo ao executivo um estudo de caso.

De acordo com o vereador com uma cobrança mais apropriada de impostos, também no que diz respeito ao alvará, fica facilitado o funcionamento das empresas de modo que a geração de emprego e renda seja mantido e, até, ampliada.

“Ao incentivar as pequenas empresas estamos, também, incrementando a economia local, de modo que haja desenvolvimento dos mais diferentes setores da indústria e do comércio”, pontua.

]]>
Lei Orgânica e Regimento Interno irão ser alvo de estudo Tue, 17 Sep 2019 15:01:23 -0300 https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1122/?lei-organica-e-regimento-interno-irao-ser-alvo-de-estudo.html https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1122/?lei-organica-e-regimento-interno-irao-ser-alvo-de-estudo.html A Comissão a que se refere esta Resolução votada na noite de segunda, dia 14, é formada pelos Vereadores Daniel Martiny Gossler – MDB, Réges Junges – PSDB e Dárcio Antônio Schneider- CIDADANIA. Cabe a esta comissão estudar, em detalhes, a Lei Orgânica de Bom Princípio e o Regimento Interno da Câmara, criados ainda nos tempos da formação do município de Bom Princípio.

Segundo o vereador e presidente da casa, João Augusto Rodrigues da Silva, a Mesa Diretora apresenta, o Projeto de Resolução com o objetivo de criar uma Comissão Especial para estudar e elaborar projetos para atualização, da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara de Vereadores. É importante esclarecer que a Lei Orgânica do Município, assim como o Regimento Interno da Câmara de Vereadores, com o passar do tempo, têm seu conteúdo defasado, em razão de três situações: Alterações constitucionais, decisões do Poder Judiciário e modificações locais, como, por exemplo, a evolução do município e o acúmulo de experiência na aplicação das referidas leis. O objetivo, portanto, é avaliar essa defasagem, a fim de atualizar os textos, modernizando-os e dando aos seus conteúdos, um caráter mais atual e mais eficiente. O prazo previsto para este trabalho é de noventa dias, admitindo-se, se for necessário, uma prorrogação de mais trinta dias.

“Sabemos que também a esfera pública evolui, assim, gostaria aqui de ressaltar a importância da criação de uma comissão especial para estudo e elaboração de propostas para atualização da lei orgânica do município e do regimento interno da câmara de vereadores. Pensemos que a Constituição Cidadã, criada em 1988, em Brasília, foi fundamental à sua época, mas recebeu milhares de alterações com o passar dos anos. A nossa Lei Orgânica também foi mudando, assim como o regimento da câmara, mas, rotineiramente, percebemos que precisa ser atualizado. Assim, caros vereadores e assistentes, julgo de fundamental importância estarmos em constante atualização. É pelas leis que se rege uma sociedade, assim, as leis devem ser tão atuais quanto possível, e desta forma esta comissão especial de estudo será importante, estando um passo à frente do que está por vir”, mencionou João Augusto Rodrigues da Silva, deixando evidente a preocupação da mesa diretora com a modernização das peças legais do município.

O projeto de resolução por todos foi aprovado.

]]>
Legislativo presta homenagem à Comunidade Cristã Remir Tue, 17 Sep 2019 13:43:14 -0300 https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1121/?legislativo-presta-homenagem-a-comunidade-crista-remir.html https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1121/?legislativo-presta-homenagem-a-comunidade-crista-remir.html
De acordo com Rodrigues, com o aval também dos demais vereadores, o trabalho realizado pela comunidade cristã é digna de todos aplausos, afinal, são atos que beneficiam a todos, não apenas aos que seguem a linha de credo proposta por ela.
O pastor Ivanes Meneghetti  recebeu a homenagem em nome da comunidade e fez explanação sobre o trabalho realizado na comunidade, agradecendo também a aprovação de repasse de R$ 5 mil à Comunidade Cristã Remir, feita através de lei.

O vereador Dárcio Antônio Schneider, fazendo uso da simbologia do nome Remir – resgatar, livrar, libertar – mostrando que através da fé e o trabalho em equipe é possível promover o desenvolvimento da sociedade como um todo. “É acreditando no trabalho sério da Comunidade Cristã que aplaudimos e aprovamos o projeto”, destacou Dárcio, tendo praticamente todos os vereadores da casa também feito uso da palavra de maneira favorável à comunidade de fé.]]>
Pioneiro recebe nome de rua Tue, 17 Sep 2019 13:33:42 -0300 https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1120/?pioneiro-recebe-nome-de-rua.html https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1120/?pioneiro-recebe-nome-de-rua.html Poucas vezes a história é valorizada, desta forma, é fundamental que os momentos em que isso ocorre sejam igualmente imortalizados em letras e palavras.

Na noite de segunda, dia 16, a Câmara de Vereadores de Bom Princípio apresentou, através do vereador Adriano Artus, uma proposição de que uma rua do loteamento Campos Verdes, até então sem nome, receba a nominação de Jacob Persch.

Um dos pioneiros de Bom Princípio, que para cá veio na metade do século XIX, a convite de Guilherme Winter, constituiu grande família e ajudou a desbravar a mata e os campos existentes, fazendo deles colônias de grande valia e proveito para o progresso local.

Todos os vereadores aprovaram o projeto saudando, à sobremaneira os familiares presentes, afinal, dignaram-se a estarem no evento legislativo reconhecendo o esforço de quem deixou a distante Alemanha para viver em um Brasil, até então, desconhecido.

CONHEÇA JACOB PERSCH*

A família Persch imigrou para o Brasil chegando em São Leopoldo em 05.09.1846, o pai Franz Jacob Persch, já viúvo, e os dois filhos: Elisabeth Persch (18 anos) e Jacob Persch (16 anos).

 Jacob Persch, imigrante nascido em Kefersheim, paróquia de Kirchenbollenbach, nesta época pertencendo a Prússia, em 20 de junho de 1830. Casou com Ana Kunzler em 17.09.1852, na Capela de São Miguel, Picada de Dois Irmãos, que pertencia a São Leopoldo.

 Segundo o pesquisador e escritor Felipe Kuhn Braun, em seu livro "História de Bom Princípio: antiga Picada dos Winter", conta que em 1846, o patriarca fundador de Bom Princípio, Guilherme Winter, fundou sua colônia, que seria conhecida como Winterschneiss (Picada dos Winter), e logo depois Winter vendeu parte de suas terras ás famílias imigrantes que desejavam se estabelecer em Bom Princípio, porém seguindo alguns critérios preestabelecidos: "todas as novas famílias deveriam ser católicas, deveriam zelar pela formação dos filhos e deveriam imigrar senhores de profissões diferentes, tais como marceneiros, professores, comerciantes e ferreiros" (BRAUN, 2015, p. 20).

Em meados de 1856, através do convite de Guilherme Winter, Jacob Persch e família, adquiri terras e se estabelece na Picada dos Winter, que receberia mais tarde receberia em definitivo o nome de Bom Princípio, na localidade de Santa Lúcia, fazendo parte dos primeiros moradores. (BRAUN, 2015, p. 33). Termina a construção de sua casa em 1863, que continua sendo preservada e servindo de moradia atualmente para Sra. Liane Kaspari e família, trisneta de Jacob Persch.

Jacob Persch e Ana Kunzler tiveram treze filhos, sendo que três faleceram ainda criança e três filhos fixaram residência fora de Bom Princípio, que são:

Antônio Persch (1856-1932) casado com Elisabeth Lottermann (1860-1932) Cruzeiro do Sul, RS

Elisabeth Persch (1862-1937) casada com Miguel Müller (1853-1940) Linha Catarina, Montenegro, RS

José Persch (1868-1936) casado com Catarina Arnhold (1873-1917) - São Bento, Cruzeiro do Sul, RS

Jacob Persch exerceu a profissão de agricultor e também de Juiz de Paz no cartório de Bom Princípio. Contribuiu e auxiliou na construção da Igreja Nossa Senhora da Purificação, e na construção e manutenção da primeira escola. Jacob Persch faleceu em 24.12.1895, e foi sepultado no cemitério Católico da Igreja Nossa Senhora da Purificação.          

Sua descendência estima-se que ultrapasse 2 mil pessoas, e está espalhada por várias cidades do Brasil. Os filhos que permaneceram em Bom Princípio estão elencados abaixo, com sua respectiva residência.

Jacob Persch Filho (1859-1946) casado com Verônica Wagner (1862-1932) - Vale das Flores

Maria Madalena Persch  (1863-1932) casada com Antônio Veit (1855-1939) - Santa Lúcia

Ana Persch (1865-1933) casada com Pedro Bach (1864-1955) - Nova Colúmbia

Felipe Persch (1867) em primeiro casamento com Maria Seidenfuss (1869-1900), e segundo casamento com Elisabeth Lottermann  (1874-1911) - Linha Francesa Baixa

Jorge Persch (1870-1945) casado com Elisabeth Veit (1878-1931) - Vale das Flores

João Persch (1872-?) casado com Ana Assmann (1875-1947) - Santa Terezinha

Nicolau Persch (1878-1967) casado com Amália Assmann (1881-1968) - Nova Colúmbia

O tempo também se encarregou de apagar parte da história dos bom-principienses, das quais cito costumes, folclores, brincadeiras, anedotas, acalantos, comidas, danças, orações, músicas, vestimentas, objetos, símbolos, imagens, utensílios etc. Onde busco apoio novamente no escritor Felipe Kuhn Braun, que diz:              

Os fundadores e seus descendentes próximos faleceram há várias décadas, muitas pessoas desfizeram-se das fotografias antigas, queimaram as caixas, os velhos quadros, limparam paredes, sótãos, arquivos. Muitos túmulos e casas antigas também foram destruídos (BRAUN, 2015, p. 11).

Dito isso, percebo a suma importância e necessidade do resgate histórico e registro dos imigrantes fundadores que viram uma oportunidade e vieram construir sua vida, deixando seu legado, trabalho, participação na comunidade, para termos a cidade de Bom Princípio de hoje:  próspera, organizada e com excelente qualidade de vida. Jacob Persch esta entre estes imigrantes.

Que possamos então continuar e aprimorarmos permanentemente como cidadão e cidade, sem deixar e esquecer do legado dos nossos antepassados, propiciando e disponibilizando assim para futuras gerações essa história. 

A família Persch, em especial os descendentes de Jacob Persch e Ana Kunzler, agradecem a oportunidade de trazer a tona um pouco da memória, história, resgate e trajetória de nosso ascendente, sendo dessa forma imortalizado e homenageado através da nomeação de uma rua do bairro Santa Terezinha,  Rua JACOB PERSCH.

Termino minha fala com as palavras de Frei Rovílio Costa:

Saber que um dia, alguém partiu! Um dia alguém chegou! Um dia alguém orou! Um dia alguém batizou!  Um dia alguém sonhou, para que hoje estivéssemos aqui. Fôssemos eles, com a coragem de sermos nós.

* Histórico escrito por Adriano Persch

]]>
Legislativo aprova campanha de compras Wed, 04 Sep 2019 14:32:55 -0300 https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1119/?legislativo-aprova-campanha-de-compras.html https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1119/?legislativo-aprova-campanha-de-compras.html Entre os projetos que foram levados à Câmara de Vereadores na noite de segunda, dia 2, destaque principal para a aprovação unânime do projeto que cria a nova campanha de compras para o município de Bom Princípio em parceria com o CDL local. Representando o CDL, Maurício Liell, que é presidente da entidade, destacou que “a campanha de compras é de grande importância para o comércio de Bom Princípio, pois ela movimenta e fomenta a comunidade local, e de municípios próximos, a suprir seus anseios e necessidades de consumo em nosso comércio. Assim, incrementando as vendas dos lojistas, estimulando a economia local e, consequentemente, o desenvolvimento de Bom Princípio”.

O presidente da Câmara, João Augusto Rodrigues da Silva, nas suas considerações finais disse que “o troca-troca de notinhas irá começar e sempre faço questão de participar desta ação, acompanhando de perto os sorteios. Felizes são os ganhadores das campanhas de compras, como também, é o comércio e o município, pois este é projeto que promove o crescimento do município. Quanto mais forem as compras, mais notas fiscais são tiradas. E quando mais notas, mais retorno para a prefeitura. E quanto mais retorno para a prefeitura, mais obras para o povo. Forma-se um círculo de progresso. Parabéns ao CDL, através de seu presidente, por se envolver neste projeto tão benéfico”.

Cabe ressaltar ainda que na noite foram votados outros projetos, tendo a Lei de Diretrizes Orçamentária de 2020, sendo encaminhada à comissão de pareceres, afinal, é uma pauta que rege o trabalho de todo um ano.

Demais projetos aprovados

Foi aprovado também um repasse de R$ 9.435,00 para a Sociedade Bom Progresso de Santa Teresinha. Também foi votado e aprovado projeto de lei de adequação orçamentária na área da educação.

Festa Nacional do Moranguinho

O presidente da casa aproveitou ainda para convidar toda a comunidade a participar da Festa do Moranguinho, segundo ele, motivo de orgulho para Bom Princípio.

]]>
Campanha eleitoral é discutida no legislativo Fri, 30 Aug 2019 10:25:04 -0300 https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1118/?campanha-eleitoral-e-discutida-no-legislativo.html https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1118/?campanha-eleitoral-e-discutida-no-legislativo.html Nesta quinta (29) de agosto, o plenário da câmara de vereadores, recebeu um grande número de pessoas que participou de uma discussão proposta pela OAB, explanando sobre as questões ligadas às eleições do ano que vem.

Em tempos onde a internet é uma ferramenta muito forte de ação nas campanhas, todavia, representa também um problema. A criação de notícias falsas, as fakenews, foi à tônica das eleições estaduais e federal, em 2018, e serão ainda mais evidentes nos pleitos municipais, onde a realidade é mais próximo e assuntos desprovidos de verdade poderão mudar os rumos de um pleito.

A palestrante Drª Dinéia Anzileiro Dal Pizzol sugere que cada equipe de campanha tenha um profissional filtrando as questões de internet, identificando as notícias falsas e pedindo, à justiça, ações para inibi-las.

Representante da OAB, Dr. Evaldo Kievel, que tomou a frente dos trabalhos junto ao legislativo de Bom Princípio ressaltou a importância também de se conhecer os novos caminhos para uma eleição, inclusive, no que diz respeito à legislação.

O evento teve a abertura do presidente da Câmara de Vereadores, João Augusto Rodrigues da Silva e do vice-prefeito, João Guilherme Weschenfelder.

A plateia estava formada por público diverso e pluripartidário, mostrando que o interesse no assunto é amplo e de todos os grupos políticos locais.

]]>
Câmara aprova repasses à APSAT e ao CPM da escola 12 de Maio Wed, 07 Aug 2019 13:02:53 -0300 https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1117/?camara-aprova-repasses-a-apsat-e-ao-cpm-da-escola-12-de-maio.html https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1117/?camara-aprova-repasses-a-apsat-e-ao-cpm-da-escola-12-de-maio.html Ações práticas e de apoio às entidades foram aprovadas pelo legislativo de Bom Princípio na noite desta segunda, de modo que os vereadores votaram de maneira unânime e favorável à repasses a APSAT e ao CPM da Escola 12 de Maio.

Os alunos da Escola 12 de Maio, selecionados a participar de uma mostra internacional de pesquisa no Paraguai, contarão com o aporte público para cobrir, ao menos, parte das despesas que terão, assim, a municipalidade, com o aval da câmara repassará ao Círculo de Pais e Mestres da Escola um valor para apoiar a causa. O valor de R$ 4450,00 será de grande proveito para os estudantes que consigo levarão a bandeira de Bom Princípio, não apenas na prática, mas também com toda a sua simbologia, sendo estandartes do conhecimento local, podendo assim trocar experiências com alunos outras pátrias.

Já para a APSAT, que é uma entidade tradicionalíssima e que fomenta o desenvolvimento da agricultura local desde a década de 1980, é o aporte da secretaria da agricultura e também dos produtores rurais, atendendo as demandas à sobremaneira. Segundo o projeto foi aprovado repasse de R$ 10 mil, do vereador José Luis Liell (MDB), para a entidade, de modo que possam qualificar ainda mais o seu atendimento.

]]>
Três trabalhadores viram nome de rua Tue, 06 Aug 2019 11:31:19 -0300 https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1116/?tres-trabalhadores-viram-nome-de-rua.html https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1116/?tres-trabalhadores-viram-nome-de-rua.html João Dionísio John, João Avelino Ost e Felippe Albino Flach, os dois primeiros ligados à parte norte de Bom Princípio, e o outro conhecido em quase todos os recantos desta terra, foram homenageados na noite de segunda-feira.

Na sessão legislativa, João Dionísio John e João Avelino Ost receberam nominação de ruas na localidade de Piedade, por proposição do vereador Fábio Luis Juwer. Já Felippe Albino Flach, mais conhecido como Piba, agora é nome de rua em Arroio das Pedras por proposição do vereador presidente João Augusto Rodrigues da Silva.

Os três senhores, de vastas famílias e gigantesco legado histórico, cada qual à sua maneira, ajudaram no desenvolvimento de Bom Princípio, ficando, com a aprovação e elogios de todos os vereadores, definida homenagem a eles pela Câmara.

“Vejo que a denominação de ruas, além de facilitar a localização dentro do município, é também uma maneira de deixar o passado imortalizado, pois, sempre haverá quem irá estudar os personagens que hoje recebem o nome das vias públicas”, citou João Rodrigues, lembrando que as pessoas, ainda que bastante simples, são merecedoras de homenagem, pois a simplicidade não representa defeito, muito antes o contrário, pois com a sua humildade fizeram história e nela merecem ficar.

Histórico dos homenageados

 

HISTÓRICO DE FELIPPE ABÍLIO FLACH

 

Natural de Bom Princípio, nascido aos 28 de setembro de 1935, casou-se com Vilma Lídia Butzen Flach, esta nascida em 21 de julho de 1942, com quem teve os filhos: Carlos Alberto, Egídio, Pedro Luis, Liane Teresinha e Ivo Teobaldo. Ficou viúvo em 13 de outubro de 1999 e faleceu em 21 de janeiro de 2014.

Quando jovem trabalhou na lavoura, no cultivo do tabaco e de alfafa, tendo trabalhado também com criação de suínos, bovinos, ovinos, equinos e galinhas.

Trabalhou no matadouro dos irmãos Ost, situado nesta cidade, local onde laborou por 35 anos, durante este período trabalhou também como comprador de frutas tendo, inclusive, um alvará para a citada atividade.

Ao longo de sua trajetória esteve sempre envolvido com atividades relativas ao município de Bom Princípio, em especial com a comunidade de Arroio das Pedras.

Lutou muito para implantar uma rede de energia elétrica independente, uma vez que a rede da época pertencia ao município vizinho de São Sebastião do Caí e, junto com o então prefeito daquela cidade, o Sr. Heitor Selbach, conseguiu concretizar a construção desta rede que foi entregue a comunidade no ano de 1981, a qual é a mesma dos dias atuais sendo que, com o passar dos anos foi melhorada, passando a ser rede trifásica.

Empenhou-se para que a comunidade pudesse ter uma Casa Mortuária, para que não mais fosse necessário que os munícipes tivessem que velar seus entes queridos nas residências, local este que foi batizado como “Casa Mortuária São Felippe”.

Relevante ainda mencionar que, também através do seu empenho, conseguiu materiais para construção do Clube de Mães de Arroio das Pedras, assim como, talheres, louças e espetos.

Este tão estimado munícipe não mediu esforços, junto às autoridades politicas da época, para abertura de uma Estrada que ligasse o município a cidade de Tupandi, estrada esta que deveria passar por cima do morro e assim evitar os transtornos causados por enchentes, as quais eram recorrentes e deixavam as comunidades isoladas.

Teve êxito na construção desta Estrada, a qual trouxe inúmeros benefícios não somente a comunidade de Arroio das Pedras, mas a todo o município, Estrada esta que hoje se pretende nomear em sua homenagem.

Pela sua vida e participação efetiva na História da cidade de Bom Princípio, em especial por sua atuação junto a Comunidade de Arroio das Pedras, consideramos merecedor de nome de Estrada como Estrada Felippe Abílio Flach.

HISTÓRICO DE JOÃO AVELINO OST

 

Nasceu aos 20 de abril de 1923, em Bom Fim, no município de São Sebastião do Caí, onde passou a sua infância, junto aos seus pais, Jacob e Anna Ost. Ainda criança, perdeu o pai num acidente na máquina de moer cana.

Na sua difícil juventude, foi um grande administrador do futebol, fazendo parte do time de futebol Clube Rio-Grandense de Piedade. Aos 18 anos, foi chamado para servir a Pátria no quartel em São Leopoldo, onde passou fome, frio e outras torturas da época.

Apaixonou-se por Laura Nair John, com quem se casou em 20 de agosto de 1948, tiveram seis filhos.  Estabeleceram-se em Alto Feliz, onde trabalharam de sol a sol na lavoura, para criar e educar seus filhos.

Pessoa honesta, humilde, de caráter ímpar, trabalhador, dedicou-se a sua vida à agricultura familiar e à criação de animais para o próprio sustento.

De bem com a vida, tranquilo, bem quisto e amigo de todos , procurava ajudar os outros, sempre que solicitado, Não gostava de dar trabalho a ninguém.

Sempre generoso, ao perceber que, por ocasião da construção da rodovia no local, onde juntamente com os vizinhos da região, não teriam mais acesso às suas plantações, cedeu o terreno para a construção de uma via, que permitiu que toda a vizinhança pudesse usufruir de forma gratuita, sem perder o seu sustento, tornando-se hoje, uma passagem de extrema importância para o comércio e desenvolvimento do município de Bom Princípio.

Em janeiro de 1965, visando melhorias para a família, transferiu-se para Piedade, onde teve papel relevante como sócio do clube local, ajudando-o a crescer a ter um sério compromisso de todos os domingos. Viveu a vida amando e respeitando a todos, vindo a falecer m 25 de fevereiro de 2012.

Pelo seu exemplo de vida, sua preocupação com o outro, sua generosidade, achamos relevante e muito merecido, esta rua receber o nome de João Avelino Ost, em sua homenagem.

HISTÓRICO DE JOÃO DIONÍSIO JOHN

 

Nasceu no dia 06 de junho de 1902, na localidade de Piedade, onde residiu por toda a sua vida na mesma rua, rua esta que pretendemos homenageá-la com o seu nome.

Casou-se com Catarina Emília John, com quem teve 6 filhos: Nair, Orlando, Ivo, Ari, Isolde e Aracy.

Durante a sua vida atuou como comerciante, atuando principalmente no comércio de sementes de alfafa, tornando-o bastante conhecido em toda a região.

Pessoa amigável, defensor do meio ambiente e dos costumes e tradições. Admirador de pássaros e defensor do manejo sustentável do meio ambiente. Um tradicionalista dos costumes gaúchos, gostava de fazer seu próprio chimarrão, o qual gostava de compartilhar com a família e com os amigos. Tinha como passatempo colecionar moedas antigas.

Um visionário, foi o primeiro morador da Piedade a adquirir um carro. Na época, este era muito utilizado para transportar as pessoas da comunidade para o hospital. Também foi o primeiro morador da Piedade a adquirir um aparelho de televisão, fato este que demonstra que o mesmo já na época era adaptado a novas tecnologias. Veio a Falecer em 19 de junho de 1978.

Pela sua vida e participação na comunidade de Bom Princípio, em especial na localidade da Piedade, consideramos merecedor de nome de rua como João Dionísio John.

 

]]>
Projeto dos Fogos de Artifício é retirado pelo presidente Tue, 06 Aug 2019 11:17:21 -0300 https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1115/?projeto-dos-fogos-de-artificio-e-retirado-pelo-presidente.html https://bomprincipio.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1115/?projeto-dos-fogos-de-artificio-e-retirado-pelo-presidente.html O projeto mais abordado na noite de 5 de agosto, no legislativo de Bom Princípio, foi retirado pelo presidente que também era o vereador propositor.

Proposto pelo presidente da casa, João Augusto Rodrigues da Silva, o projeto visava a proibição de fogos de artifício sonoros em Bom Princípio, em nome da proteção dos animais e também pelo sossego da sociedade, em especial crianças, idosos e autistas. O mesmo projeto, defendido pelo presidente e apoiado de maneira entusiasta pelo vereador Dárcio Schneider, foi questionado por outros vereadores, tanto quanto a sua aplicação quanto a legalidade, havendo, inclusive, ponderações em contrário sob a alegação ser esta uma tradição das comunidades.

“Acredito no bom senso das pessoas, assim, vamos deixar o projeto em estudos e adaptar o que for necessário, de modo que possamos, de maneira democrática, trazer ele de volta ao plenário”, pontua João Rodrigues.

Nas redes sociais o projeto teve ampla repercussão, com apontamentos favoráveis pela maior parte das pessoas. Isso pode levar o projeto a ter ainda maior visibilidade, afinal, é de interesse popular.

]]>